quarta-feira, 29 de abril de 2009

As Pontas


Algumas pontas para arrumar: A Júlia, do Berardi, já não tem a dimensão épica toda das aventuras do Rifle Comprido...as hqs de Julia são policiais, do ponto de vista da polícia,isto é, como Júlia é uma criminóloga que colabora com a polícia, as situações que vive são as da investigação, não as do crime. Assim, é uma HQ propriamente policial , por comparação a diversas, particularmente dos quadrinhos americanos dos anos 50, em que a narração acompanhava o criminoso e cada hq seria a narração da tragédia de uma trajetória criminosa, em que o final sempre é ruim ,porque o sujeito pode até se divertir no caminho, mas se dá mal, no final. Assim, eram hqs mais "de crime" que "policiais". Nesse sentido, Julia vem na pista de Dick Tracy, X-9 ou Red Barry, protagonistas policiais que matam, como os amigos da heroína, e até ela mesma se se vir forçada (por sua posição, isso não devia ser seu quotidiano, mas o risco é o feijão com arroz duma hq de aventura)...bem, essa era a ponta solta 1.
A ponta solta 2 é sobre os famosos três últimos quadros da pg em que o Nonô, no nosso já encerrado seriado, foi lá evitar o linchamento do motorista. A distorção óptica desses quadros, pra mostrar como ele vai lá cheio da sua importância, foi uma idéia do Allan, um dos múltiplos toques c0om que ele sempre enriqueceu nossa colaboração. O desenhista é um tipo de ator e de operador de câmera, embora o roteirista de hq seja mais "diretor" que o de cinema.
A ponta solta 3 é uma observação acerca do trabalho do Bira Dantas e do Albert Uderzo, o desenhista do Asterix. Bira, como ele, tem uma tremenda capacidade de caricaturista, e suas hqs, como as dele e ao contrário das de muitos bons caricaturistas brasucas, narram com tremenda fluidez. Bira acompanha hq e isso se vê. O valor da caricatura no Asterix passa meio batido por nós porque não conhecemos os caricaturados, tudo gente da política e da mídia ...franceses. Esse dado ajudou a mostrar pros franceses que hq, ao mesmo tempo, pode ser pra adultos e crianças, sem divisão a priori. Uma lição que o mercado anglo -saxão faria bem em aprender...e o Bira bem que devia, e podia, fazer um épico!!!É isso!! Hoje foi o dia das pontas soltas!!! Ah, a imagem que pus aqui hoje vem do...

http://www.riografite.blogspot.com

que tem muitas fotos bem legais de grafites cariocas...

Sem comentários:

Enviar um comentário