segunda-feira, 12 de abril de 2010

Realismo e quadrinhos

Vencá, é mió eu começar esse post logo, antes que o mês acabe... Abril começando tarrde! É que eu escrevo mais offlline, tenho sempre uns segredos fermentando na gaveta... assim, à s vezes demora pra  vir aqui comentar o que os outros conseguiram  e conseguem tornar público...outro dia, esteve aqui um amigo que sabe da minha predileção por quadrinhos de aventura, em detrimento do humor. Não que eu não goste de piada, mas sempre prefiro uma intriga bem elaborada, ainda que curta.  Se só tenho dinheiro pra um, é sempre o gibi mais bem desenhado e movimentado que trago pra casa, e este, com raras exceções, tem sido o gibi de aventura, com todos os seus subgêneros: guerra, terror, erotismo, aventura histórica, adaptação literária, FC, super-heróis e por aí vai, com todas as misturas também. Até aí estávamos bastante de acordo, mas o camarada resolveu falar do meu gosto exclusivista por realismo, que é, segundo ele o que se filtra , o que permanece, na hq de aventura assim amplamente definida como eu fiz. Eu retei. E ele quis enterrar a bola dizendo que aqui nesse blog só tem espaço o realismo.Que eu privilegio os gibis da Warren. Ora, isso é  confundir o conhecimento de anatomia, que é bom pra qualquer desenhista, com realismo. Além disso, por mais que de fato o trabalho que fiz com Poe, por exemplo, tenha me levado a usar muitos exemplos vindos de gibis da Warren, nada garante que eles sejam realistas. Ele disse "Claro que sim!"- ao que eu devolvo, indignado; cacilda, meu cumpade, será que, por exemplo, Frank Frazetta é realismo?!-Sim ! Continua, no próximo e emocionante episódio!! Evoé!

1 comentário:

  1. Qualquer classificação é arbitrária. o que pode-se fazer (e geralmente é feito) é congelar uma série de atributos dentro de um consenso (normalmente acadêmico) e definir "a partir de hoje, isso aqui é realismo (ou fantástico).

    ResponderEliminar