domingo, 24 de maio de 2009

Palavras E Imagens




Ainda flutuam na minha cabeça uns assuntos oriundos da palestra do Peeters. Como contribuem pra eu terminar de comentar a bacana revista SAMBA (que comecei a comentar no último post), a qual ganhei lá, são o post de hoje. O primeiro é uma coisa que o Peeters falou, que me deixou encantado: é amigo do Schuiten desde os doze anos de idade. Como estudavam na mesma escola e tinham comportamentos dfe exceção, se encontraram. Um não parava de desenhar e o outro não parava de escrever, começaram a colaborar desde cedo, procurando um equilíbrio que se reflete na segura forma que têm de experimentar com os formatos dos livros, que podem ser quadrinhos, livros ilustrados e todas as gradações derivadas. A colaboração querendo chegar num resultado híbrido demanda um diálogo bem rico e elástico, portanto bem fundamentado, entre os envolvidos. Equilibrando o uso de palavras e de imagens. Fazendo epsquisa de conteúdo e forma...
Na Samba, eu achei que o melhor texto veio de quem menos desenha, LTG, dono (dona?) de um simplificado traço que nas antigas se chamaria de humor, no mesmo sentido que o de Feiffer é de humor. Mas aqui tem um sentido de coisa colorida, sem o objetivo de fazer rir, mas passar um clima, creio. Funciona. Mas pra mim funcionaria melhor se o desenho fosse um pouco mais envolvido, um pouco mais expressivo. As hqs, de uma pg só cada, são boas crônicas em quadrinhos, talvez não "histórias". Um pouco mais de expressão no desenho levaria longe. Aí na mesma revista tem esse escachunfrante desenhista que é o Eduardo Belga. Faz várias páginas sombrias, como essa que usei aqui. Sugerem muito de longe uma narrativa, apesar das forças dos desenhos. Nítido que é uma miração, quase uma peia, mas não conta tudo, não sugere o movimento... Não sei... Um pouco mais de narração (não falo de palavras)... Um tem texto demais, outro tem traço demais...
A outra coisa que me encanteu, e a qual comentei aqui, é que Peeters disse que aprecia e estuda filosofia... Eu também sempre o fiz! Como diversos bacanas que pude ler e ouvir, prefiro palavras E imagens às palavras OU imagens...e ainda tenho amigo de infância!

Sem comentários:

Enviar um comentário