quarta-feira, 15 de abril de 2009

Luneta mágica 1...e eu!!


Banoite, pessoal!! Ou será bom dia? Sou o tipo do camarada que tem textos pelas orelhas, acha que tem imaginação pelos cotovelos, certo método, um olho que não se nega a compor o quadro, e interesses que vão do cósmico ao prosaico!! Incluem tanto LIma Barreto, como Jack Kirby e Olaf Stapledon, passando por …Muita gente!! Muita gente mesmo!!!

Obedecendo a inúmeras e já antigas sugestões, resolvi assim abrir meu cantinho na internet, onde espero partilhar e ruminar com os bacanas . Não vai ser um blog só de críticas e reviews( de hqs e filmes e livros) , nem só da minha produção de contos, pedaços de romance ou hqs, mas incluindo diversas dessas coisas, além daquilo que alguns amigos chamam de crônicas.

Sou um roteirista de quadrinhos já veterano, tendo escrito cinema e televisão(bem pouca) também, além de ter mergulhado na literatura e na filosofia desde criança, sem ter parado de escrever desde então. Tenho, assim, alguns contos e dois romances publicados (”Sorte dos Girinos”, uma FC publicada pela Ed. Quartet, e “A Guerra dos Dinossauros”, da Escala, um pulp de FC muito bem ilustrado por meu bom amigo Allan Alex)- em quadrinhos, creio que meu trabalho hoje mais conhecido, é o “Sangue Bom”, desenhado por Allan e pelo mestre uruguaio Solano López,álbum que saiu no Brasil pela Opera Graphica. No departamento ensaios, há o Almanaque dos Quadrinhos, co-escrito com o Flávio Braga, que saiu pela Ediouro.

Minha participação no mundo dos quadrinhos e nos da literatura tem me rendido alguns encontros com pessoas criativas… há, dentre esses, os que merecem ser contados!!

Contudo, o assunto com que fecho esta primeira postagem é um encontro literário!! Sempre é bacana conhecer um texto novo e bem bacana de ler… por motivo de trabalho, então, fiquei me sentindo todo importante! Estou falando do muito engraçado texto de “A LUNETA MÁGICA”, de Joaquim Manuel de Macedo!!! O cara mandava muito! Acabo de receber ótima notícia! MInha adaptação desse livro pra hq, com o grande Márcio de Castro e o seu amigo Lucas, foi HOJE pra gráfica!! A editora é a Panda, e acho que em maio o gibi está à venda! Creio que tem interesse pra quem aprecia literatura fantástica em geral, sim. Vai ser colorida, e tudo!! O tratamento, condizente com esse excelente e pouco conhecido livro, é humorístico. O autor d´”A Moreninha” era bastante mordaz, e algumas das passagens do livro, dado que o irmão do protagonista é deputado, parecem escritas hoje em dia…não impede que desenrole sua narração a partir do problema maior, não só político, de se enxergar ou não a verdade…segundo o diacho daquele armênio, certas lentes têm um efeito e outras um outro completamente diferente…Bem, a imagem que escolhi pra inaugurar aqui o Enquanto Isso é a que Márcio e Lucas fizeram pra capa...

9 comentários:

  1. Bem-vindo à blogosfera, Patati! E parabéns por mais esse sucesso!

    ResponderEliminar
  2. Grande Patati,
    Todos sentimos sua falta no debate de segunda na Travessa do Leblon. Parabéns pela nova carreira blogueira e por mais um livro no forno!
    Bração,

    ResponderEliminar
  3. Cara, queria saber como você consegue lançar tantos trabalhos... parabéns, véio companheiro de batalhas.

    ResponderEliminar
  4. gran ilustraçao!!! te gustan el tema del hombre lobo?
    visitame!!!

    ResponderEliminar
  5. Tenho as obras “A Guerra dos Dinossauros” e “Sangue Bom”,além de revistas com o Nonô Jacaré,o taxista malandro das antigas!Muito bom!
    Bem vindo ao mundo blogueiro!E boa sorte na adaptação!

    ResponderEliminar
  6. Eu sempre quis ser igual a você quando crescesse.
    Como não cresci, parei quando tinha 14 anos, acabei diferente mesmo.
    E na diferença continuo com marcas de carbono nos dedos e as narinas dilatadas do álcool do mimeógrafo... Ou seja, que puta inveja dessa sua nova versão blogueira, meu velho camarada, irmão de fé e bolchevique de plantão (mesmo que agora tudo esteja reduzido a ter ou não água para se beber).
    Parabéns! De quadrinhos não entendo e continuo gostando mesmo das coisas com começo meio e fim, como o Príncipe Valente, o Ferdinando e o Capitão César.
    Beijo fraternal de quem desaparece, mas não esquece.

    F.S.

    ResponderEliminar
  7. Bem! Me orgulho de ter em casa "A sorte dos girinos" e "A guerra dos dinossauros", além de uma cópia da HQ+Roteiro de "Noite dos Zumbis" do malandro NhôNhô Jacaré, que Patati usou em umas das aulas de roteiro que deu para minha turma na Faculdade e que eu posteriormente usei tbm com a mesma finalidade na mesma Faculdade. E isso é uma das coisas que tbm me orgulho. Ter sido pupilo deste grande mestre.
    Abração Patati! Estamos por aí!

    ResponderEliminar
  8. Patati,amei,é bom saber que ainda tem gente que quer cultura em sua vida.Principal minha filha adorou parabens

    ResponderEliminar
  9. Aí, Patati, gostei do Blog. Quero um para mim. Enquanto não tenho vou curtindo o seu.

    Grande abraço, camarada!

    ResponderEliminar