segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Se Richard Corben nascesse no Méier



Se o grande Richard Corben tivesse nascido no Méier, talvez desenvolvesse uma noção mais acabada de cada personagem. As fisionomias teriam mais individualidade. As mulheres teriam mais cintura e coxas. Os homens não seriam tão musculosos e teriam alguma coisa, um detalhe ao menos, mais sinuoso. Não estou com isso falando mal de um gigante dos quadrinhos, mas o caso é que, no seu país de origem, Corben permanece inimitável e inimitado. Por mais que se critique a falta de cadeiras nas suas mulheres, afinal de contas, ninguém nega o caráter quase tridimensional de qualquer desenho que faça, o seu quase sobrenatural senso de volume, que já esteve presente aqui nesse blog quando falei de sua adaptação de "O Corvo", de Poe, pra hq. O homem está trabalhando há anos, seu nome é uma garantia de qualidade, e poucos ousam trilhar seus passos. Tive o grande privilégio de conhecer alguém que ousou, e era nascido no Méier, esse tradicional bairro da ZN carioca. Chamava-se Luis Cabral,era talentosíssimo, e sua paixão por Corben se alimentava, entre outras, da sua paixão por Breccia. Claro que tínhamos muito o que conversar, e o fizemos!! Realizamos algumas hqs juntos, mas muito, muito menos do que chegamos a planejar, antes que o chamassem para o andar de cima, a meu ver, bem antes da hora. Mas sempre é antes da hora pra todo mundo, né? Embora ainda doa muito ter visto esse meu ótimo amigo, tremendo parceiro de criação, autodidata completo, desaparecer. E era um garoto!! A hq que estou começando a postar hoje tem dezesseis páginas e vai virar seriado aqui, como a do Nonô o foi, só que mais comprida. Ele a fez aos vinte e muitos... O traço remete de imediato ao Corben, o que não é pouco! Mas basta comparar para ver que Cabral estava amadurecendo a seu próprio modo...na guerra do autodidata de talento!!! O rosto do Perpétuo, o jeito da advogada, são coisas que escapariam ao Corben ge-RAL, vindas como vieram da observação dos outros seres humanos... Não há dúvida, meu amigo não olhava só o trabalho dos outros, mas primeiro as pessoas em torno!!! Cabe mencionar que conquistou essas competências de desenho todas ainda em criança... Seu trabalho era de qualidade (ou eu pelo menos acho), mas rápido! Cheguei a ver alguns óleos seus feitos aí pelos dezoito anos...depois ele falou que o desafio seguinte foi conseguir, no computador, resultados comparáveis! Bem, convido aos amigos pra lerem esse produto inédito da nossa colaboração...quase um Corben, um excêntrico Corben, sem aerógrafo! Essa é a homenagem, ainda que tardia, que lhe posso fazer! Quem tiver paciência de acompanhar, eu prometo, vai encontrar uma hq pelo menos interessante...Evoé!! Excelsior! Toda essa espécie de coisa!! Ah, sim... Cometi um errinho... A primeira pg está logo abixo da primeira. Então, se tiver paciência,clique e leia primeiro a de baixo!!!

2 comentários:

  1. Olá!! Vi o link para cá na newsletter Neorama dos Quadrinhos e fiquei curioso com o título, pois sou fã do Corben. Como demora pra carregar (aqui a conexão é discada) deixei as págs abrindo e fui fazer outra coisa. Quando voltei, bati os olhos no quadro 03 (o detalhe dos olhos) e pensei "ah! colocaram um desenho do Corben... legal!". Só depois fui perceber... Puxa, que desenhos maravilhosos!! Uma pena que o autor não esteja mais aqui para nos brindar com mais trabalhos desse nível.

    ResponderEliminar
  2. Oi, Maurício, volte sempre! Vc acaba de justificar esses posts dedicados à obra do Cabral, e a nosso personagem conjunto, o Perpétuo!! Tomara que curta a hq toda, que vai ilustrar esses posts, e o conto do Perpétuo que redigi esses dias e botei aí...abs ptt

    ResponderEliminar