sexta-feira, 19 de março de 2010

Perpétuo, o personagem



Perpétuo é um personagem sobrenatural, nesses casos que inventei para ele. Foi inspirado num famoso detetive que existiu,nos anos 50 e 60, creio. Mas só até certo ponto.Meu tratamento é o da homenagem criativa, contando um monte de invenções a partir de atitudes que se viu o camarada tomar, em vida. Mas, porém, contudo, todavia, quando a gente inventa um personagem, ainda mais se gosta dele, dali a pouco o danado sai andando, com suas própriazs pernas. Como muita gente, acho que uma polícia de fato profissionalizada precisa saber perguntar primeiro.Investigar. Saber quem prende. Com a ética pública que conhecemos, parece sobrenatural que alguém tenha conseguido trabalhar direito, ser um exemplo, sem ser sanguinário, em pleno Rio de janeiro capital do país (ou alguém acha que a violência é só de hoje em dia?).E Mias: Perpétuo fez isso trazendo uma melhoria de qualidade de vida pras comunidades que se livravam, com a ajuda da polícia, dos seus bandidos. Acho esse lado bacana de ser lembrado, e é boa base pra se criar caso. O resto é invenção, feita a partir das poucas coisas que na época consegui descobrir sobre esse policial de exceção, numa entrevista de Madame Satã pro Pasquim e num livro de nome "Barra Pesada", de Octavio Ribeiro, sobre o crime e a polícia no Rio de Janeiro, que saiu pela Editora Codecri faz décadas. Fiquei muito impressionado, e me inspirei nele para criar um personagem. Mas não fiz qualquer pesquisa sobre sua vida pessoal, nem tive a intenção de falar dela a sério. Era o policial trabalhando que me interessava pra valer, ainda que às vezes a gente brinque com a noção de "trabalho" e bote uma pimenta no molho.
Bem; noutros posts , discuti semelhanças entre sinopses e contos. Mas só postei um conto, deixando a comparação, para os interessados, incompleta. Pois bem, amanhã termina essa história toda, e pra comparar conto com sinopse, nós vamos ver "Perpétuo e a briga de galo", outra cascata danada que eu inventei! Acredito que serve para comparar direito os dois tipos de texto...evoé! Excelsior! Sim, amanhã, não mais que amanhã, acaba esta tremenda aventura em quadrinhos, " A Macumba da Rua Uranos!" Quem tiver a paciência de ler tudo eu acho que vai curtir, ainda que seja suspeito pra falar!

Sem comentários:

Enviar um comentário