domingo, 28 de março de 2010

O Fim da Infância


Alguns assuntos andaram se esbofeteando esses dias, incluindo hoje, para ver qual seria o próximo post. No entanto, logo notei que era muita notícia ruim. Tanto o falecimento do Glauco como o de Dick Giordano me entristeceram bastante, mas as pessoas mais qualificadas que eu, sobre os dois assuntos, já resolveram tudo. Ainda assim, haveria o que dizer acerca de cada um desses dois grandes nomes dos quadrinhos. Talvez depois; hoje tô precisando é de notícia boa. Então li no jornal que tá saindo "Childhood´s End", "O Fim da Infância" de Arthur C.Clarke, em nova tradução, pela Aleph. Se for do Fábio Fernandes ou alguém como ele, já está garantida a qualidade. Mesmo que mal traduzido, todavia, esse livro é dos que premiam quem os lê. FC da mais alta qualidade, é um divisor de águas na carreira do autor, tendo tornado seu nome, com toda justiça, muito mais conhecido do que era até então. Estou falando do ano de 1953, e Clarke já não era novato na FC. Só para dar uma idéia do impacto que o livro teve, Kubrick disse em entrevista que quis trabalhar com ele depois de ter lido a dita obra prima. Seu projeto inicial de colaboração era adaptar para o cinema, mas desistiu porque concluiu: os efeitos especiais da época não fariam justiça ao livro. Então preferiu criar uma história a partir de um conto do autor, e o chamou para colaborar. O resultado foi "2001", em 1968( O ano que pareceu mudar muita coisa). Hoje em dia os efeitos dariam conta do recado, mas o principal cineasta a trabalhar com FC é James Cameron, e infelizmente não Stanley Kubrick. De todo modo, o fato de que está saindo em Português chega a ser um serviço público, long overdue. Integra a especulação cientificamente verossímil com a profundidade filosófica de um Olaf Stapledon, sem a sua verbosidade. IMpressionante mesmo. Não, Clarke não escrevia tijolos, nessa fase da sua carreira. Muito mais poético que Asimov, também era mais sintético. Quer saber? levanta dessa cadeira e vai comprar o livro, caramba! Hoje em dia, algumas livrarias inteligentes têm sabido fornecer uma estante pra FC...por mim, devia ter na farmácia!!

2 comentários:

  1. gosto muito de fc
    já quase tudo do asimov.
    ao q tive acesso, já li tudo.
    me falta ler apenas "robôs" - a aventura do meio com elijah baley e daneel olivaw (acho q é a do meio).
    ma agora leio "o orador dos mortos" - livro que continua a saga de andrew wiggin, o "ender" - e também estou muito impressionado com a narrativa
    assim que terminar esse, e, enquanto não acho o 3º livro, começarrei a ler Arthr C Clark. que, por aki, nunca deu as caras (interior da bahia é um saco. com muito axé!)
    mas q bom q a maioria dos sites aceitam meu cartão...

    ResponderEliminar
  2. nossa! qts erros de português... vou contratar um revisor... kkkkkkkk

    ResponderEliminar