segunda-feira, 25 de maio de 2009

"Só pra me divertir"...

O post de hj é desilustrado, pque resolvi fazê-lo já muito tarde, não tive como produzir fotos à altura dos assuntos, e é sobre cinema. Só uma pequena atitude que me veio à cabeça depois de ler o "Homem Nerd" de hoje, do qual discordo bastante, embora concorde com alguns aspectos (ainda vou colocar aqui o caminho dos blogs aos quais tenho ido). Eu acho que todo filme é pra entreter, até "Corações e Mentes". Mas eu me divirto pensando, não me rendo à anestesia... Imagino um cinema da imaginação, um cinema fantástico, que inclui os filmes de Indiana Jones, mas também "A Noite Americana"(Truffaut) "Deus e o Diabo na Terra do Sol"(G.Rocha) e "Esse Obscuro Objeto do Desejo",(Buñuel)... Como todo mundo, vou ao cinema pra me divertir. Suponho que, para susto de alguns, faço isso pensando...assim, " Alien" (o primeiro),!Contatos Imediatos do Teceiro Grau", "O Anjo Exterminador", "2001", "Watchmen", "Providence", "Planeta dos Macacos" (os primeirões e a série de TV) "Solaris" e "Stalker" (Tarkovski, claro!!) "O Ano Passado em Marienbad", "La Nave va", "Blade Runner", "Amarcord", " A Scanner Darkly" ("O Homem Duplo") e "Iron Man" (viva Robert Downey Jr!!), ...filmes que me fizeram, e fazem, refletir, com muita riqueza de conteúdo... pra só citar alguns!! É porque vou ao cinema "só pra me divertir" que não tolero filme que pretenda me anestesiar...cinema é pensamento visual acontecendo, escultura do tempo, e o filme que finge que não pensa, ou que pensa só em me anestesiar, não me interessa. A primeira trilogia de "Star Wars", esse belo conto de fadas que posa de FC, tem seu valor e diverte. Mas como já disse o bacanão do Dr. Asimov, só é FC no sentido estritamente visual, sendo na verdade, conto de fadas ou ensaio de mitologia(Na FC a história muda, se vc tira a "Nave espacial" e troca por "carruagem"...) Em especial, na "Guerra nas Estrelas" me agrada "O Império Contra Ataca", de longe o melhor dos três filmes iniciais, Larry Kasdan fazendo George Lucas notar que os personagens dos seus tão estudados mythos têm sentimentos sim... Por mais que o roteiro previsse aquelas situações, elas demandavam um diretor de mais recursos que G.Lucas... sutileza, ambiguidade, também são entretenimento! Machado sabia disso tão bem quanto Lima Barreto! Esse papo de "só vou ao cinema pra me divertir", enunciado comose no cinema a gente não pensasse, a mim não seduz não! Sonho, sabem Moebiuse Winsor McCay muito bem, também é pensamento!!! Banoite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário